Dicas de como evitar o endividamento após o Carnaval

Já é senso comum de que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. Mal ou bem, muitas pessoas deixam para pensar nos compromissos depois do fim de todas as festividades, o que exigirá um planejamento financeiro ainda mais apurado por parte do devedor, caso contrário, às consequências podem ser ainda mais difíceis de administrar.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para que o devedor que tenha participado das festas possa se planejar a partir deste mês de março, colocando suas pendencias em dia e administrando suas dividas ao longo deste ano de 2020.

1 – Agora que a festa acabou, saiba realmente como sua situação financeira está

O primeiro passo para conseguir administrar uma dívida é saber realmente qual é a situação financeira atual.

Se o devedor preferiu adiar o planejamento financeiro para depois do feriado prolongado, é importante ter a consciência dos gastos e possíveis dívidas que foram adquiridos neste período, sem ter a ilusão de que a situação financeira é a mesma do que era antes das festividades.

2 – Confira e negocie as dívidas que ainda podem estar atrasadas

Depois de conhecer a real situação de endividamento existente, é importante conferir quais débitos estão atrasados e dar prioridade para as dívidas que podem trazer riscos grandes para o devedor.

É muito comum a preocupação com os impostos de começo de ano, como o IPVA e IPTU ou manutenção de veículos, por exemplo. Apesar disso, existem compromissos que podem ser ainda mais urgentes.

Citamos como exemplo, o financiamento imobiliário. Nós do escritório Anzoategui sempre reforçamos sobre a importância da questão das prestações do financiamento de imóveis, principalmente porque, atualmente, os imóveis podem ser leiloados após três prestações atrasadas.

Sendo assim, é muito importante atentar para esta situação, evitando que um descuido possa trazer um grande prejuízo, uma vez que, nestes casos, o banco não abre possibilidade de negociações que não sejam pelas vias judiciais.

3 – Evite gastar com outras situações que não sejam essenciais

Depois de aproveitar todas as festividades, é necessário que o consumidor tenha consciência de que é hora de frear os gastos.

Vale lembrar que o ano só está começando e ainda há muito por vir em 2020, incluindo novos feriados e datas comemorativas, como a Páscoa, apenas alguns meses após o Carnaval. Por isso mesmo, é necessário trabalhar com base na dívida já existente e evitar que ela aumente, tornando-se, consequentemente, mais complicada de administrar.

4 – Está com problemas muito difíceis de administrar? Procure um especialista!

Se a dívida adquirida em festividades comprometeu outras partes do orçamento e está difícil administrar a dívida total, então é hora de procurar um especialista na área de dívidas.

Com a consultoria de um profissional, será possível verificar quais as principais dividas a serem administradas no curto e médio prazo, correndo o menor risco possível em cada situação especifica.

Advogado Especialista em Dívidas

O escritório Anzoategui Advogados é especialista em Dívidas, Suspensão de Leilão de Imóveis e Sistema Financeiro de Habitação – SFH. Prestamos assessoria consultiva e também trabalhamos em litígios envolvendo causas imobiliárias e bancárias.

Em casos de dúvida sobre endividamento familiar e demais assuntos envolvendo financiamento imobiliário, deixamos nossos canais de comunicação disponíveis para conversa com especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *