Redução no valor de uma prestação: é possível?
A indagação é de se os valores estão corretos e se as taxas e encargos são contratuais. Evita-se assim a manipulação de valores pelas instituições financeiras. Há casos já comprovados de ocorrência de irregularidades neste sentido, onde os valores das prestações deveriam ser menores do que o imputado pelos bancos, reduzindo em até 35% o valor na média por meio de uma Revisional de Contrato Bancário e Recálculo de Prestação.
Como muitas vezes se trata de financiamento de longo prazo, a diferença cobrada maior pelos bancos redundará em um montante expressivo, chegando ao final, o devedor será prejudicado de várias formas, podendo inclusive perder o bem financiado para o banco, devido ao reflexos de sua capacidade de pagamento afetadas pelos respectivos erros que elevaram o valor da prestação.
Nessas situações, é de grande importância que o devedor refaça o cálculo do valor da primeira prestação e das demais, para ter a certeza de que o valor imposto pelo banco está correto, sem abusividades.
Desta forma, a melhor saída é criar uma discussão judicial sobre a dívida e financiamento. O Escritório Anzoategui Advogados é especialista em Dívidas e possui expertise na análise e parecer técnico sobre as prestações, defendendo o direito de mutuários e devedores, por meio de uma Revisional de Contrato.