Como resolver seus problemas com o Banco? Relato sobre Anzoategui Advogados

Uma das recomendações do escritório Anzoategui desde que a Pandemia do Covid-19 atingiu o país e foram divulgadas pelos bancos a possibilidade de renegociar dívidas por 60 dias, é a de utilizar os canais de reclamação das instituições financeiras e também do poder público, a fim de que o devedor possa ter seus direitos à renegociação assegurados.

Neste período, sob orientações do advogado Orlando Anzoategui Jr., um dos clientes assessorados pelo escritório Anzoategui Advogados levou a reclamação sobre a prorrogação de um financiamento para os canais de defesa do consumidor na Internet e também ao Banco Central.

Confira o relato:

“Tenho o financiamento de um veículo no Banco. Com as medidas anunciadas pelo governo, na pandemia, houve o entendimento que as instituições financeiras prorrogariam automaticamente os empréstimos/financiamentos as parcelas de abril/maio/20.

A orientação que estava no site do banco era para entrar em contato com a Central de Atendimento que por diversas vezes liguei e a gravação mandava ir para o site. Portanto o verdadeiro “cachorro correndo atrás do próprio rabo e nunca alcançando”.

Daí, com a orientação do Dr. Orlando Anzoategui do ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA ANZOATEGUI  fiz uma reclamação formal  CONSUMIDOR. GOV. BR, no RECLAME AQUI e no BACEN.GOV.BR.

Nesse intervalo, inclusive, ocorreu o vencimento da parcela de abril/20 que não efetuei o pagamento.

Após ter que confirmar 2 vezes no CONSUMIDOR.GOV.BR que não estava resolvida a minha situação, fui surpreendido, positivamente com a prorrogação das parcelas de abril e maio/20 para o final do contrato e com valor nominal sem juro nem encargos. 

Então queremos deixar aqui nosso agradecimento ao Dr. Orlando pela sua orientação que surtiu efeito”.

A recomendação do escritório é a de sempre o Consumidor buscar os canais de comunicação das instituições financeiras, como as ouvidorias dos bancos, ou os órgãos de defesa do consumidor, como os canais virtuais mencionados acima, como formas de buscar a resolução de seus impasses com financiamentos, empréstimos, entre outros.

Confira recomendações do advogado Orlando Anzoategui que podem ser novamente conferidas abaixo:

“As ouvidorias das instituições financeiras são supervisionadas pelo Banco Central. Trata-se de meio que pode ser eficiente para respostas e soluções da reclamação. Assim, listamos os telefones de algumas Ouvidorias:

Ouvidoria Banco do Brasil: 0800 729 5678

Ouvidoria Banco Bradesco: 0800 727 9933

Ouvidoria CAIXA: 0800 725 7474

Ouvidoria Banco Santander: 4004-3535 ou 0800 702 3535

Ouvidoria Banco Itaú: 0800 5700011

Ouvidoria Banco Safra: 0800 770 1236

Ouvidoria Sicoob: 0800 725 0996

Ouvidoria Banco Mercantil do Brasil: 0800 70 70 384

Ouvidoria Banco Pan: 0800 776 9595

PROCON DA CIDADE

Em cada Estado e Cidades principais encontra-se instituído um Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor responsável pela fiscalização e implementação das atividades relacionadas à proteção e defesa dos direitos do consumidor, com base na Lei Federal nº 8078/90, do Código de Defesa do Consumidor.

Como os serviços bancários são usualmente objeto de reclamações e denúncias em todo o Brasil, cada Procon possui uma formatação de atendimento e recomendação para cada caso, sempre de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e das normas consumeristas às instituições financeiras que devem ser obedecidas, bastando o cidadão contactar com o PROCON da sua cidade.

BANCO CENTRAL DO BRASIL

O Banco Central do Brasil é a instituição responsável pela regulação do sistema financeiro, atua para supervisionar e na fiscalização dos bancos, dentre outros, é uma autarquia autônoma, sem subordinação a outro órgão. Neste sentido, qualquer instituição financeira depende da autorização do Banco Central e está sujeita às suas determinações, assegurando os direitos aos cidadãos.

As reclamações pelo Banco Central podem ser pela internet, presencial ou por carta, nos endereços abaixos:

INTERNET: https://www3.bcb.gov.br/faleconosco/#/login/registrar?natureza=1&tipo=1

POR CARTA: Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B 3º andar, Edifício Sede do Banco Central. CEP 70074-900 – Brasília – DF.

PRESENCIAL: Em Brasília e nas representações regionais – Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo”.

1 comentário em “Como resolver seus problemas com o Banco? Relato sobre Anzoategui Advogados”

  1. eu recomendo este escritório, são pessoas serias e altamente capacitados, estão resolvendo meu caso com muita eficiência.

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