Confira três dicas para evitar o leilão de imóvel

Uma das situações mais preocupantes quando o assunto é leilão de imóvel, é falta de informação que os mutuários têm junto aos bancos, o que, na maioria das vezes, se torna um dos principais motivos para que um imóvel seja levado para leilão. 


Felizmente, o escritório Anzoategui é especialista na questão de suspensão de leilão de imóvel, tanto na questão de ajuizamento de ações, quanto na orientação para que seus clientes tomem atitudes assertivas e evitem alguma complicação com as instituições financeiras. 


Por isso, elaboramos um pequeno guia em nosso blog para que os internautas possam se prevenir e também formas de proceder caso o imóvel já tenha sido levado para leilão. 
Confira algumas dicas para evitar o leilão da casa própria e também para a suspensão de leilão de imóvel:

  • 1 – PARCELAS ATRASADAS: Quantas parcelas do seu financiamento imobiliário estão em atraso? Uma das principais dicas é conferir o carnê e não deixar a dívida acumular por mais de TRÊS PRESTAÇÕES. Atualmente, os bancos têm levados imóveis para leilão com esta média de atraso. 
  • 2 – CONTRATO: Guarde sempre o seu contrato de financiamento em um lugar de fácil acesso, para que seja consultado sempre que necessário. É também de suma importância que, antes de assinar o compromisso, o mutuário leia atentamente todas as cláusulas. Em caso de renegociação de dívida ou revisão de contrato, são os detalhes deste documento que serão analisados por um advogado especialista em leilão de imóveis.
  • 3 – SUSPENSÃO DE LEILÃO: Você deixou o imóvel atrasar por mais de três prestações e está em dúvida se ele foi levado para leilão? Antes de entrar em contato com o banco, tenha a certeza de que você foi notificado pessoalmente de que corria o risco de perder a casa própria. Caso este procedimento legal não tenha sido obedecido pela instituição financeira,  você pode procurar um advogado especialista em suspensão de leilão de imóvel para pedir assessoramento de como agir. 

Caso surjam mais dúvidas com relação à estas práticas, a Anzoategui está à disposição para prestar esclarecimentos.

Sobre o advogado Orlando Anzoategui Junior

Advogado graduado pela Universidade Estadual de Maringá em 1994, pós-graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Direito Financeiro, Bancário, Imobiliário, Sistema Financeiro da Habitação e Urbanístico. Presidente da Comissão da Habitação e Urbanismo OAB-PR (2004-2006). Autor de diversos artigos e palestras.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *