recuperação judicial e defesas em dívida empresariais

atendimento em casos de dívidas bancárias e reestruturação financeira

O escritório Anzoategui Advogados oferece atendimento para empresas de todos os tamanhos que queiram renegociar dívidas bancárias e empréstimos em geral.

O objetivo do escritório é, principalmente, resguardar o patrimônio do empresário, optando por continuar com as atividades econômicas da sua empresa, ou, por outro lado, dando baixa na empresa, trabalhando para que a dívida possa ser sanada e evitando que a cobrança recaia sobre o patrimônio dos sócios e proprietários.

Neste sentido, o escritório atende demandas decorrentes de dívidas na tomada por capital de giro, cheque especial, empréstimos junto a instituições financeiras, cooperativas, entre outras modalidades.

Os riscos da Dívida de Empresas

Um dos principais pontos que merecem muita atenção por parte de empresários que passam por uma situação financeira complicada é que as dívidas contraídas pela empresa podem recair sobre o patrimônio dos sócios ou do proprietário.

Isso ocorre, principalmente, quando os bens pessoais dos sócios são confundidos com o patrimônio da empresa, desconsiderando a personalidade jurídica, como, por exemplo, bens que são adquiridos em nome da empresa, mas são pagos e usufruídos pela pessoa física.

Outro ponto a se destacar são os bens adquiridos em alienação fiduciária.

Caso o empresário adquira algum bem móvel ou imóvel onde o mesmo seja dado em garantia ao credor, poderá perder o mesmo de forma célere em caso de crise financeira.

Vale lembrar também que os bens adquiridos em alienação fiduciária não se submetem aos efeitos da recuperação judicial e, em casos de débitos em atrasos, podem ser levados a leilão extrajudicial, muito mais ágil do que a execução judicial.

De forma muito semelhante, o empresário pode alienar outros bens em garantia de empréstimos e financiamentos tomado junto aos bancos para obter capital de giro ou fazer investimentos na empresa.

Em situações como essa, caso não tenha um retorno satisfatório ainda no curto prazo, poderá não adimplir com as parcelas e correr o risco de perder o bem que deixou em garantia, podendo, inclusive, perder o patrimônio pessoal ao adotar este tipo de estratégia.

Defesas do empresário em Execução Bancária

Neste cenário, o escritório atua no trabalho de reestruturação das dívidas bancárias pessoa da jurídica, em diferentes casos de endividamento bancário.

Atuamos, principalmente, com o intuito de preservar o patrimônio do devedor e tornar o pagamento da dívida sustentável.

Adiante, é primordial que o empresário pense no futuro de sua empresa, seja no caso de continuar com suas atividades, ou iniciar o processo falimentar a fim de arcar com todos os custos de forma justa e que não seja onerosa para a pessoa física.

O escritório elabora tanto planos de reestruturação financeira, em negociação junto aos credores na via administrativa, elaboração de um plano de ação para a empresa nos meses seguintes, ou, em casos mais avançados, com pedido de Recuperação Judicial.

O empresário deve ficar atento, principalmente, com as seguintes situações:

  • Antecipar os recebimentos do cartão de crédito e utilizar como investimento, pois, muitas vezes, o retorno não pode ser o esperado e os meses seguintes terão um faturamento menor em decorrência da tomada dos valores anteriormente;
  • Contratar empréstimos com bens em garantia ou com fiadores que não façam parte do núcleo da empresa, correndo o risco de perder o bem ou ter de arcar com um processo de execução direcionado a um terceiro que estava fazendo um “favor”, geralmente, pessoas da família do empresário.
  • Tomar muita atenção com empréstimos feitos para realizar reformas, mudança de estrutura, de pessoal, entre outras ações que poderiam ser feitas posteriormente, contando com a possibilidade de recuperar o faturamento no curto e médio prazo. O atual cenário econômico é, sobretudo, de muitas incertezas.
  • Se a empresa contar com várias contas em atraso, é bom que os proprietários e os sócios façam um balanço sobre as dívidas, pois, muitas vezes, o efeito das dívidas pode ser imediato e recair sobre os seus sócios. Muitos empresários ainda acreditam que a execução das dívidas pode ser morosa e negociada de forma administrativa junto ao banco, mas, em caso de alienação fiduciária, isto não será viável.

Neste sentido, a Anzoategui Advogados se coloca à disposição para atender empresas de todos os portes e em causas de variadas complexidades das dívidas, desde a organização e reestruturação financeira administrativamente, bem como em casos avançados envolvendo pedido de Falência e Recuperação Judicial.

Recuperação Judicial

Atuação especializada na reorganização econômica, administrativa e financeira de empresas de todos os portes.

Direito Tributário

Assessoria em questões envolvendo recolhimento de tributos, como taxas e impostos, soluções administrativas e judiciais na relação com o Fisco.

Revisão de Contratos

Revisional de Prestação, Financiamentos e Saldo Devedor, defesas judiciais e negociação em débitos empresariais.