Em quanto tempo um imóvel pode ser leiloado e como evitar?

Uma das principais dúvidas dos mutuários é de qual é o prazo de tolerância no atraso de um financiamento imobiliário até que o banco decida levar o imóvel para leilão. Em muitos casos, bastam poucos meses para que a casa própria seja anunciada na página de um leilão virtual, sem mesmo que o proprietário tenha conhecimento desta situação. 

A verdade é que não existe um prazo determinado pelas instituições financeiras para que um imóvel seja levado para leilão, mas, ao longo dos anos de experiencia, verificamos que este período varia entre três a cinco meses de atraso no financiamento. 

Todo o processo que envolve o leilão é muito rápido, desde o momento do atraso das parcelas até a arrematação do imóvel. Em pouco tempo, o mutuário pode perder a casa própria, mesmo que tivesse a intensão de negociar o saldo devedor para poder continuar arcando com o financiamento após um período financeiro complicado. 

Um dos casos que repercutiu na imprensa foi publicado em matéria do Estadão, sobre um casal que perdeu a casa própria em Santos. 

Irregularidades – Advogado Suspensão de Leilão de Imóveis

Apesar de os bancos cada vez mais agirem com impetuosidade e pressa na hora de anunciar e vender um imóvel em leilão, isto não significa que não restam alternativas aos mutuários que estão inadimplentes. 

Acontece que existem uma série de procedimentos legais que devem ser respeitados pelas instituições financeiras durante o processo de retomada do imóvel por parte do mutuário e a venda da casa dele em um leilão.

Apenas para citar como exemplo: o imóvel não pode ser leiloado sem que o mutuário seja notificado. Se a propriedade foi anunciada ou mesmo arrematada em leilão sem o conhecimento do mutuário, então pode haver a suspensão do leilão de imóvel, por meio de uma ação ajuizada por um advogado especialista em leilão de imóveis. 

É claro que o planejamento financeiro é que vai determinar o pagamento das contas por parte do mutuário. Mesmo assim, as leis asseguram várias outras determinações que visam proteger o cidadão que firmar um contrato de financiamento. 

Advogado especialista em dívidas

Caso exista alguma dúvida por parte do mutuário com relação ao seu contrato de financiamento da casa própria, o trabalho e assessoria de um advogado especialista em dívidas pode trazer grande auxilio e segurança. 

Sobre o advogado Orlando Anzoategui Junior

Advogado graduado pela Universidade Estadual de Maringá em 1994, pós-graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Direito Financeiro, Bancário, Imobiliário, Sistema Financeiro da Habitação e Urbanístico. Presidente da Comissão da Habitação e Urbanismo OAB-PR (2004-2006). Autor de diversos artigos e palestras.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *